sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Festas de Ois da Ribeira em 1979


A ARCOR, a 22 e 23 de Setembro de 1979, organizou as chamadas Festas de Ois da Ribeira, simultâneamente festejando Santo Adrião, o padroeiro da paróquia. Foram dois dias de intensa actividade cultural, recreativa e desportiva e de franco refrescamento do ribeirismo que, então, andava muito volátil e esquecido.
O programa foi o seguinte:
- Dia 22, sábado: Campanha do naço (pesca), exposição de artesanato (na Junta), teatro infantil (com o Grupo de Teatro do Orfeão de Águeda), cinema (pela Junta Central das Casa do Povo) e festival de folclore - com o Grupo Folclórico da Região do Vouga (Mourisca) e a Rusga de Arcozelo (Gaia), que, no final e já no salão do Pôr-do-Sol, surpreendeu o público com uma memorável terceira parte, em forma de revista popular.
- Dia 23, domingo: Missa solene, campal (na pateira), e procissão para a Igreja. Tarde de ciclismo, atletismo e corridas de barcos. Concerto da Banda Nova de Fermentelos e da Tuna Musical de Ois da Ribeira, expressamente reorganizada para o efeito.
A ARCOR teve claboração gratuita de todas estas instituições e também da Câmara Municipal de Águeda, FAOJ (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), Federação do Folclore Português, Casa do Povo de Águeda e Escola Central de Sargentos - que, gratuitamente assegurou o transporte dos dois grupos de folclore.
Foram bons tempos de sementeira da ARCOR! De união e promoção do associativismo. Desse domingo, ficou memorável o pé de dança da avó de Fernando e Arlindo Reis, então com mais de 90 anos. E a visita de «mais de 2000 pessoas, nos dois dias», como se lê na imprensa de Águeda - reportando as Festas de Ois da Ribeira e num artigo assinado por Salvador Rodrigues (de Fermentelos). Clicar na imagem, para a ampliar e ler


Sem comentários: